14/04/22
Quinta-feira Santa: Missa da Ceia do Senhor abrindo o Tríduo Pascal

Celebração da Instituição da Eucaristia

O Pe. Lussamir Rogério de Souza presidiu a celebração da Instituição da Eucaristia, na noite da Quinta-feira Santa (14), na Igreja Matriz de Mamborê. Ele também lavou os pés de 12 pessoas da comunidade, repetindo o gesto de humildade de Jesus, na última ceia. Houve a renovação do mandato de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (Meces) e a readmissão de duas pessoas que estão retornando ao referido ministério. Após a missa, houve a transladação do Santíssimo até a Capela do Santíssimo, onde teve início a vigília eucarística, a qual durará até às 12h (meio-dia) da Sexta-feira Santa (15).

As pessoas que tiveram seus pés lavados, representaram as famílias, os catequistas, idosos, gestantes, estudantes, professores, comunidade ucraniana e outros.

“Hoje damos início ao coração central de nossa fé. Aquele momento mais importante do ano litúrgico, para nós, se inicia no dia de hoje”, disse o Pe. Lussamir no início da missa. “Uma grande celebração, em três momentos distintos”, prosseguiu o pároco, explicando que o Tríduo Pascal começa com a missa na Quinta-feira Santa, a qual não tem a bênção final. Os fiéis vão em silêncio para suas casas. Na Sexta-feira Santa, a celebração da Paixão começa também em silêncio. No Sábado Santo, a celebração começa com a bênção do fogo e também sem o sinal da cruz. Portanto, a bênção final da grande celebração do tríduo só acontecerá no final da Vigília Pascal, na noite de sábado (16).

Guarani

Na Capela São José do Guarani, houve a celebração da Palavra, presidida pelo Mece Jaime dos Santos Vieira, incluindo o lava-pés. Os demais momentos do Tríduo Pascal, ou seja, a Celebração da Paixão e a Vigília Pascal também acontecerão na capela do Guarani.

Cronograma da Vigília Eucarística

Lava-pés